top of page
Vegetais crus

Alimentação Saudável e adequada

A alimentação é mais que a ingestão de alimentos, é um processo que envolve aspectos biológicos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Ele vai desde a seleção e o preparo até o consumo de alimentos, desempenhando um papel fundamental na saúde e no bem-estar das pessoas.

Em 2010, a alimentação foi reconhecida como um direito social na Constituição Federal do Brasil, garantindo que todos os brasileiros tenham acesso a uma alimentação adequada.

Mas o que é Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA)?

Vegetais crus

É o direito de cada pessoa ter acesso físico e econômico contínuo a uma alimentação adequada ou aos meios para obtê-la, sem comprometer os recursos necessários para garantir outros direitos fundamentais, como saúde e educação. O direito humano à alimentação adequada significa que as pessoas não apenas estão livres da fome e da desnutrição, mas também têm acesso a uma alimentação adequada e saudável.

E você sabe como esse direito pode ser garantido?

O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) deve ser garantido sob a ótica da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), abrangendo diversos aspectos que se relacionam a outros direitos fundamentais, como saúde, educação, trabalho, moradia e lazer, que também são assegurados às famílias brasileiras. Garantir o DHAA é essencial para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional de indivíduos e comunidades em todo o mundo.

brazilian-family-enjoying-meal-together.jpg
delicious-brazilian-food-arrangement.jpg

Mas o que é Segurança Alimentar e Nutricional?

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Cópia de Desings Belisa Nutrição (5).png

Talvez você ainda esteja com dúvida sobre o que é DHAA e como ela se realiza através da SAN. Por isso vamos pensar em alguma situação do dia a dia para entendermos melhor.

Imagine que a escola do seu bairro é muito antiga e nunca passou por reformas. A cozinha onde é preparada a alimentação escolar não possui condições adequadas para a preparação e armazenamento dos alimentos. As janelas não têm telas para evitar a entrada de insetos e roedores, e o freezer e a geladeira não conseguem manter a temperatura adequada para conservar os alimentos. Esta situação pode comprometer seriamente a segurança alimentar, resultando em contaminação e doenças transmitidas por alimentos. Isso significa que o acesso das crianças a uma alimentação adequada, segura e saudável não está sendo garantido, ou seja, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) não está sendo cumprido.

A alimentação adequada é um direito garantido a todos e é assegurado através da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Mas o que significa, exatamente, uma alimentação adequada?

O que é uma alimentação adequada?

Cópia de Desings Belisa Nutrição (3).png

Uma alimentação adequada e saudável é aquela que respeita tanto os aspectos biológicos quanto socioculturais das pessoas, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais.

bottom of page